Parede de Lousa – Como usar na decoração

Decoração com parede de lousa

A parede de lousa é uma das novas tendências da decoração e tem atraído muitos adeptos, porque ela é fácil (e barata) de fazer, não exige muitos cuidados com a manutenção e pode revitalizar qualquer ambiente rapidamente (basta mudar o desenho, por exemplo, e já terá uma nova decoração).

Separamos algumas inspirações para você redecorar a sua casa usando a parede de lousa.

Parede de lousa na cozinha americana

parede de lousa na cozinha americana

Se a sua casa possui uma cozinha americana com um balcão, que tal deixa-lo diferente e estilizado com a aplicação de lousa? Só tome com o material usado para fazer a parede, pela proximidade com o vapor da cozinha, o papel contact pode não ser a melhor opção. Dê preferência as tintas, nesse caso. Depois, é só estilizar a parede com frases ou anotações que lembrem um restaurante, por exemplo.

Destaque em cômodos pequenos

destaque em comodos pequenos

Para espaços pequenos, a parede de lousa pode aparecer como um ponto focal em uma parede específica, contrastando com as demais paredes brancas – e evitando pesar na decoração-.

A dica, nesses casos, é deixar o restante da decoração do espaço mais clean, para dar um ar despojado e ao mesmo tempo não parecer que o cômodo é ainda menor.

Cantinho para as crianças

cantinho para as criancas

Outra dica muito legal é transformar um espaço da sua casa para os pequenos. Ao invés de usar uma parede toda (que ficaria muito alta para eles) porque não usar um pedaço apenas? Dessa forma você estimula a criatividade do seu filho e ainda evita os problemas com rabiscos na parede – já que essa foi pensada exatamente para ser rabiscada.

Parede Lousa no ambiente de trabalho ou home office

no ambiente de trabalho

Dar uma repaginada no ambiente de trabalho usando a ideia da parede de lousa também é uma opção muito bacana, principalmente para quem trabalha em ambientes criativos, como agências de comunicação e empresas de design e arquitetura. Veja que bacana essa ideia, que também pode ser aproveitada para o home office.

Hall de entrada

hall de entrada

Uma ideia muito bacana – e pouco explorada- é customizar o hall de entrada com a parede de lousa. O bacana é que essa é uma parede que não será ‘tocada’ diariamente, e por isso, as chances do desenho borrar ou começar a sair são menores. Não é uma decoração super original para a entrada da sua casa?

Se você gostou das nossas inspirações, que tal aprender a fazer sua própria parede? Veja os métodos mais usados:

Parede Lousa com papel contact

Esse é o modo mais simples de renovar a sua parede. O papel contact pode ser comprado diretamente em papelarias (caso eles possuam tamanhos maiores) ou em casas especializadas, que também comercializam adesivos para parede e papeis de parede. Na internet, você também pode encontrar várias lojas que revendem o produto.

Assim como os adesivos, o papel contact é de fácil aplicação e pode ser usado para redecorar locais alugados, já que não requer grandes investimentos e é fácil de ser retirado quando se mudar do imóvel.

Antes de aplicar, meça exatamente a parede. Escolha o papel contact preto ou verde escuro fosco. Caso necessite, faça emendas com dois ou mais papeis, mas certifique-se de que a emenda está imperceptível. Use uma espátula para retirar bolhas de ar e use réguas ou fitas para manter o papel reto.

Depois de aplicado o papel, basta decorar a sua parede desenhando com giz e colocando acessórios que você mais gostar. Quando enjoar dos desenhos, basta passar um pano molhado e apaga-los.

Veja a aplicação nesse vídeo:

Como fazer uma lousa caseira barata (menos de 10 reais)

Outra dica muito bacana é transformar a sua parede fazendo uma lousa caseira. Para isso, você vai usar rejunte de azulejo, cola, corante de tinta preto e uma esponja.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo:

Antes de começar a decorar a sua parede, porém, aguarde a secagem completa que pode levar de 2 a 3 dias. E use, sempre, um pano úmido para apagar os desenhos da sua lousa caseira.

Lousa com tinta

Mas, se você achou essas ideias muito complicadas, pode escolher o método tradicional, pintando uma parede. Para ter o efeito desejado escolha tintas acrílicas foscas em verde ou preto. Hoje, algumas marcas de tinta já possui uma cor específica para fazer a parede de lousa. Converse com o seu vendedor ou pintor sobre essa possibilidade.

Antes de fazer os desenhos, espere a parede secar por 72 horas. E para retirar as decorações, depois, é preciso usar uma esponja com detergente.

Cuidados com a parede de lousa

  1. Com o tempo, a lousa de tinta poderá ficar com aspecto manchado, para deixa-la como nova, use uma esponja molhada e deixe secar naturalmente
  2. Para quem é alérgico, já existem giz plastificados, que não soltam pó, não são tóxicos e possuem cores mais vibrantes
  3. No contact, a fixação do giz é menor, o que faz com que solte mais pó
  4. Outra opção é a parede de lousa branca, feita em fórmica, adesivo vinílico ou papel contact. Nesse caso não será usado giz, mas, com o tempo, o adesivo também poderá manchar e terá de ser trocado.

Essas são algumas dicas valiosas para quem está pensando em transformar a decoração da sua casa ou escritório usando a parede de lousa. E você, o que acha dessa ideia? Deixe um comentário com a sua opinião!

 

 

Posts que você pode gostar!

Gostou desta postagem? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Facebooktwittergoogle_plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *