Mini Horta – Como ter uma Horta no seu Apartamento

Horta no Apartamento
Você já reparou como a cada dia mais pessoas têm buscado inserir as plantas em sua decoração? E uma das tendências atuais é cultivar uma mini horta com temperos, pimentas e hortaliças que podem ser usadas no preparo dos seus pratos – sem contar o aroma que elas trazem para o ambiente. Porém, o que muita gente não sabe, é que essas mini hortas são bem fáceis de fazer e podem ser usadas em locais grandes ou pequenos como por exemplo no seu apartamento. Quer aprender a fazer uma mini horta? Então veja as dicas que separamos!

Confira essas dicas no Hoje em Dia:

Escolha um local adequado para sua Horta

Antes de iniciar a sua mini horta, procure por um espaço arejado e bem iluminado da sua casa. Essas características são fundamentais para que seus temperos e hortaliças tenham vida longa. Escolha um local que receba – ao menos- de 3 a 4 horas de sol por dia. Geralmente, os locais mais escolhidos são as janelas das cozinhas e paredes de varandas em apartamentos.

Quais espécies você irá plantar?

Quando escolher o local, você poderá ter uma ideia de quantos vasinhos irão caber no espaço e também de quais mudas você poderá dispor. Para as mini hortas em vasos (que são as mais usadas), escolha pequenas hortaliças aromáticas, ervas medicinais e pimentas. Se possível, escolha por mudas já formadas que facilitam o plantio e aceleram o processo.

Vasos ideais para Apartamento

Outro item que você deve levar em consideração é o tamanho dos vasos. Para a escolha deles não existem muitas regras, mas é recomendado que eles possuam furinhos embaixo para escoar a água. Vasos com 20cm de altura são ideais para mini hortas e costumam suportar bem o desenvolvimento das raízes, menores do que isso poderá haver um ressecamento muito rápido. Na hora de decorar a sua mini horta, opte por cachepôs coloridos e diferentes.

Qual terra devo escolher?

O ideal para esse tipo de plantio é o uso da terra vegetal, porque ela já possui todos os nutrientes necessários. Se você não conseguir encontra-la, poderá prepara-la, com terra comum, húmus e areia. E, lembre-se, de nunca usar adubo químico, já que você está buscando cultivar uma horta saudável e orgânica, não é mesmo?

Como devo plantar?

Adicione no fundo dos vasos uma fina camada de pedras britadas, cacos de porcelana ou de telha. Isso irá evitar que o vaso encharque. Para as mudas já prontas, basta espalhar a terra até metade do vaso e assentar a planta no centro, depois completar com mais terra. Elimine os bolsões de ar, pressionando em torno da muda. Depois é só regar até que a terra fique úmida e evitar sol direto por 2 dias.

Como e com que frequência regar a sua horta?

Uma dúvida muito comum de quem está iniciando a plantar as mudas é em relação a rega. O ideal é manter a mini horta sempre úmida, mas sem encharca-la. Regar uma vez por dia já é suficiente, porém, caso onde você more seja muito quente, sempre verifique se a terra continua úmida.

Quanto tempo para a primeira colheita?

Se você seguiu todo o passo a passo, não fiquei muito ansioso, porque as mudas geralmente levam de 20 a 30 dias para que você finalmente possa colher as primeiras hortaliças. Porém, é importante ficar atento e colher apenas o que for usar, para evitar que a planta não consiga se recuperar. Outra dica é nunca cortar os brotos, assim a sua mini horta vai se manter por um bom tempo decorando sua cozinha ou varanda e deixando seus pratos ainda mais saborosos!

Como manter a minha mini horta?

Depois de colher as primeiras hortaliças, o importante é fazer uma manutenção para que elas vivam por muito tempo. Para isso, mantenha a rega diariamente, adube uma vez ao mês e não se esqueça de retirar as ervas daninhas que podem aparecer.

Mini hortas com materiais reaproveitados

Uma tendência em relação as mini hortas é torna-las ainda mais sustentáveis reaproveitando materiais como garrafas pet, latinhas e potinhos de vidro, que são usados no lugar dos vasos.

Criatividade na hora de montar a sua mini horta

As mini hortas estão cada vez mais incorporadas à decoração, o que significa que elas estão ainda mais criativas e ousadas. Além dos locais tradicionais, você poderá colocar sua mini horta suspensa, pendurada na parede como se fossem quadros, em xicaras ou canecas – o que deixam ainda mais próximas da decoração da sua cozinha-, com os vasinhos apoiados em escadas e muito mais.

Veja algumas inspirações de mini hortas que separamos:

mini horta 3

mini horta 4

mini horta 7

mini horta 8

mini horta2

mini horta5

mini horta6

E você, já pensou em ter algumas hortaliças decorando a cozinha do seu apê e temperando os seus pratos? O que acha da ideia? Conte pra gente!

Posts que você pode gostar!

Gostou desta postagem? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Facebooktwittergoogle_plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *