Jardim Vertical – Como montar um Jardim Vertical Gastando Pouco

jardim-vertical-latas

Hoje em dia ter um jardim em casa não é luxo somente de quem tem um quintal grande, com o surgimento dos jardins verticais você pode ter um jardim em espaços pequenos, até mesmo no seu apartamento. Existem inúmeras vantagens de se ter um jardim vertical em casa, é claro que a principal delas é que ele ocupa pouco espaço, mas além disso um jardim vertical ajuda a melhorar o aspecto visual, a qualidade do ar e até mesmo a temperatura da sua casa.

Com tantas vantagens não tem porque você não ter o seu Jardim Vertical em casa, e você pode fazer isso gastando pouco ou até mesmo nada utilizando apenas materiais reciclados.

Separamos algumas ideias criativas que você pode utilizar para fazer o seu próprio jardim vertical.

Escolhendo a base de fixação do seu Jardim Vertical

Que tal usar pallet como painel de sustentação do seu jardim?

Os pallets podem ser obtidos gratuitamente diversos locais, como por exemplo casas de materiais de construção que recebem telhas e tijolos em pallets, procure-os em locais que movimentam seu material com empilhadeiras, pois o a finalidade do pallet é justamente facilitar o transporte com empilhadeiras e paleteiras.

jardim-vertical-feito-pallet

jardim-vertical-pallets

pallets-jardim

Já cansei de ver pallets dispensados na calçada, enfim esse é um material muito fácil de conseguir basta procurar um pouquinho que você encontra.

A vantagem do pallet é que ele já vem com a grade pronta, basta lixar e pintar que ele já está pronto para uso. Se você gosta de uma decoração mais rústica pode utiliza-lo ao natural, sem nenhum preparo.

Grades e Portões velhos

Se você tem um portão que não usa mais, uma grade de janela ou de cerca, saiba que você também pode utiliza-los como base para um jardim vertical, basta um pouco de lixa e tinta, fixa-los na parede e você terá uma ótima base para pendurar seus vasos.

Dica: Procure em ferros-velhos e demolidoras por grades de portões antigos, eles agregarão um charme adicional ao seu jardim.

caixote-grade-ferro-jardim

grade-portao-ferro-jardim-vertical

grade-ferro-jardim-vertical-interno

Treliças de Bamboo

Treliças de bamboo ficam realmente lindas em jardins verticais, existem em casas de material de construção como Leroy Merlin por exemplo, que vendem elas já prontas e envernizadas, basta pendurar na parede e prender seus vasos, simples assim 😉

Imagem por Habitissimo

Imagem por Habitissimo

Dica: Você também pode fazer sua própria treliça utilizando cabos de vassoura ou qualquer outra haste de madeira que estiver a sua disposição.

Barbantes, Arames, Cordas e Correntes

Outra forma de se fazer um jardim vertical é apenas fixando os vasos ou recipientes diretamente na parede ou uns nos outros utilizando barbantes, cordas, correntes ou arames. Este é um jeito fácil e barato de fixar suas plantas e se você utilizar a criatividade pode ficar muito bonito também.

Escolhendo Vasos e Recipientes ideais para seu Jardim Vertical

Existem inúmeras opções de vasos e recipientes para o plantio em um jardim vertical, o único limite aqui é a sua imaginação, abaixo escolhemos alguns itens que achamos mais interessantes e acessíveis.

Vasos de Parede

Os mais comuns são os vasos de parede, que são encontrados em floriculturas em geral, apesar de fáceis de encontrar não costumam ser muito baratos.

Garrafas Pet

Se você quer gastar pouco e mesmo assim fazer algo bonito pode usar vasos feitos de garrafas pet colocados tanto na vertical quanto na horizontal. Além de ser uma opção barata, eles são muito duráveis.

Tubos de PVC

Tubos de PVC também são muito usados em jardins verticais, geralmente na horizontal com cavidades para alocar as plantas, a principal vantagem de utiliza-los é sua fácil fixação e durabilidade. Este é um recipiente muito bom de ser fixado com cordas e correntes.

Imagem por Idéias Green

Imagem por Idéias Green

Imagem por Idéias Green

Imagem por Idéias Green

Imagem por Idéias Green

Imagem por Idéias Green

Blocos de concreto

Blocos de concreto podem ser utilizados tanto como vasos quanto base para seu jardim vertical, eles possuem cavidades ideais para plantas de pequeno porte e podem ser personalizados e agrupados de diversas formas diferentes, inclusive existem empresas que fabricam blocos especificamente para a utilização em jardins verticais. Outro ponto forte é sua durabilidade.

jardim-blocos-concreto

Imagem por Nobel Imóveis

bloco jardim

Galochas e Botas velhas

Confesso que achei estranho quando ouvi falar nisso, porém quando vi as fotos achei bonito e deixou o ambiente alegre e diferente, como podemos ver não existe limite para a imaginação e criatividade.

jardim-com-botas

Outras ideias

Já vi outras ideias muito criativas como a utilização de chaleiras, bules, pedaços de Bamboo, panelas e até mesmo lâmpadas, enfim todo recipiente que possa armazenar um pouco de terra e que seja resistente a água pode ser usado com vaso para um jardim vertical. É claro que sempre devemos usar o senso para saber quando e onde usar.

Escolhendo as Plantas para seu Jardim Vertical

Escolha as plantas de acordo com a quantidade de luz do sol que o local recebe durante o dia.

Se você é do tipo que não gosta muito de ficar cuidando das plantas prefira as plantas de folhagem pois essas exigem um pouco menos de cuidado do que as com flores, e existem plantas com folhas de diversas cores que ajudam a manter o colorido mesmo sem muitas flores.

Se você gosta de cozinhar que tal plantar aqueles temperos que você adora no seu jardim vertical, assim você pode colhe-los sempre fresquinhos.

Caso sua intensão seja preencher toda a superfície samambaias são uma excelente opção pois suas folhas crescem e cobram uma grande área.

Posts que você pode gostar!

Gostou desta postagem? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Facebooktwittergoogle_plus

One Response to “Jardim Vertical – Como montar um Jardim Vertical Gastando Pouco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *