Decorar Quarto Pequeno: Truques para ampliar seu quarto

Truques de decoração para ampliar seu quarto

Quartos pequenos podem ter soluções criativas com alguns pequenos truques de decoração. Sem grandes reformas ou investimentos, é possível escolher cores adequadas para ampliá-los e também melhorar a disposição de móveis e outros objetos decorativos. Se você possui um quarto pequeno e quer deixa-lo maior, veja as dicas que separamos.

Use espelhos

Essa é uma dica de ouro da decoração. Para ampliar qualquer cômodo, a dica é sempre apostar nos espelhos, porque eles refletem metade do quarto, o que ajuda a dar a sensação de que há mais espaço. Use os espelhos embutidos na porta do guarda roupas ou mesmo na parede – caso haja espaço.

espelho em quarto pequeno

espelhos em quartos pequenos

Preste atenção aos móveis

Quando se tem um quarto pequeno é preciso medir tudo o que irá dentro dele. Por isso, os móveis devem ter o tamanho adequado para o cômodo. Camas grandes e espaçosas nem sempre são as melhores ideias, porque elas ocupam um espaço significativo o que poderá reduzir a circulação. Do mesmo modo, evite peças desnecessárias como camas com apoio para os pés, cabeceiras desproporcionais, mesinhas de apoio e etc.

Para se decorar um quarto pequeno é preciso ter em mente o que é essencial para o seu funcionamento. Por isso, móveis planejados costumam funcionar muito bem, já que permitem guardar o maior número de itens sem que se ocupe um espaço muito grande.

Outra ideia muito bacana é apostar em móveis multitarefas, ou seja, criados mudos com gavetas, armário que tenha um espaço para a TV, e etc.

Decorar Quarto Pequeno

moveis personalizados para espaços pequenos

cama e escrivaninha quarto pequeno

Opte por cores claras

Outra regra muito conhecida da decoração são as cores claras para dar mais sensação de amplitude. As cores escuras nas paredes podem deixar seu quarto ainda menor e sufocante. Por isso, se você gosta desses tons, use-os nos objetos de decoração ou em itens pontuais, como almofadas, cortinas ou roupas de cama. Não se esqueça de iluminar corretamente o ambiente, apostando na luz natural para deixa-lo ainda mais claro e maior.

cores claras para quarto

Prateleiras e arandelas

Nem sempre na hora de decorar lembramos que nossas paredes podem ser ‘ocupadas’. Na hora de iluminar o cômodo, evite abajures de pé e outros itens que ocupam muito espaço, use arandelas nas paredes para trazer mais conforto e amplitude.

As prateleiras também são opções muito bacanas, porque permitem organizar ‘a bagunça’ sem ocupar espaço. Use-as para guardar os livros e outros objetos que precisam estar sempre à mão.

prateleiras e arandelas

prateleiras e arandelas

Deixe o teto claro

Muitas vezes além de pequenos os quartos também possuem um pé direito baixo. Para resolver essa questão, pinte o seu teto de cores claras e neutras. Elas irão ajudar a suavizar a falta de altura, deixando seu quarto mais alto e arejado.

Trabalhe com a parede da cama

A parede que recebe a cama pode funcionar como um ótimo ponto focal para enganar o olhar e deixar o ambiente mais amplo. Para isso, opte por uma cor mais forte ou preencha-a com quadros, fotografias e outros itens de decoração que ajudem a dar personalidade ao cômodo como papéis de parede, tecido ou adesivos.

parede da cama

parede da cama quarto

parede cama

Móveis da mesma cor da parede

Não é preciso que todos os seus móveis estejam da mesma cor das paredes, mas manter alguns na mesma tonalidade, como os armários ou guarda roupas, ajudam a dar a impressão de que estão misturados a parede e, portanto, não ocupam espaço.

Mantenha a organização

Quarto bagunçado, com muitos itens sobre a cama ou pendurados em outros móveis podem deixar o ambiente sobrecarregado e, consequentemente, menor. Por isso, evite deixar objetos espalhados. A organização adequada ajuda a fazer com que seu quarto pareça mais amplo.

organizar quarto

organização de quartos pequenos

Cores e papel de parede

Para dar a intenção de profundidade, pinte a parede da cama com tons mais escuros, já se você quer deixar o ambiente mais largo, opte por pintar as paredes laterais com um tom escuro e deixe a parede da cama em um tom mais claro.

Outra ideia para deixar o ambiente mais espaço é colocar papel de parede listrado, já que as listras (verticais ou horizontais) passam a sensação de amplitude.

papel de parede 2

papel de parede1

Cortinas

Opte por cortinas com trilhos embutidos ou que estejam o mais próximo possível do forro. Não se esqueça de manter o comprimento até próximo ao piso, para ampliar visualmente o pé direito.

cortina

cortinas

Coloque plantas

Uma dica que nem todo mundo lembra na hora de decorar quartos pequenos é o uso de plantas, flores e vasos que podem ser pendurados no teto ou em paredes. Elas podem parecer apenas um detalhe, mas ajudam a trazer mais vitalidade e aconchego para o quarto. Só não se esqueça de coloca-las em paredes que recebem luz solar, caso possua espécies que necessitem de sol.

Você viu como com alguns truques de decoração é possível deixar seu quarto pequeno mais espaçoso e moderno? O que você achou das nossas dicas, pretende coloca-las em prática? Deixe um comentário pra gente!

Posts que você pode gostar!

Gostou desta postagem? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Facebooktwittergoogle_plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *