Como usar fotografias na sua decoração

Você já notou como o uso de fotografias tem se tornado popular nas decorações? Além de trazerem um ar mais despojado ao ambiente, as fotos ainda ajudam a personalizar a sua decoração e a contar a sua história.

A ideia é mesclar fotos de várias épocas e que fazem sentido para você, de maneira inusitada e diferente – muito além dos velhos porta retratos espalhados em cima de móveis ou mesinhas de centro. Veja algumas inspirações que separamos.

Brinque com as molduras

Caso decida colocar as fotos em molduras, brinque com as mesmas, usando materiais, tamanhos e cores diferentes. Isso traz modernidade e descontração a sua decoração. Você ainda poderá combinar as molduras com outros objetos de decoração e deixar o espaço ainda mais personalizado.

Fotografuas na decoração - brinque com as molduras

Mas, fique atento, para evitar o aspecto ‘poluído’, procure por cores que estejam em harmonia e use as fotos em apenas uma parede do cômodo, ou em cima da cama (como uma cabeceira), na parede das escadas, etc.

brinque com as molduras 2

brinque com as molduras 3

Faça arranjos diferentes

Nem sempre as fotos precisam vir em molduras, você poderá improvisar, colocando-as diretamente na parede, formando um coração, uma seta ou como a sua imaginação preferir.

faca arranjos de fotos diferentes na sua decoração

As fotos poderão ser impressas em papel diferenciado, para aumentar a sua durabilidade. Papeis que imitam fotografias polaroides também estão muito em alta hoje em dia.

Você ainda poderá transformar suas fotografias em móbiles ou fazer pequenos ‘varais’ nas paredes, usando um pedaço de linha e dois preguinhos. Depois basta pendurar as fotografias usando prendedores de roupa. Luzes no estilo pisca pisca também são usados em quartos principalmente de adolescentes para trazer ainda mais modernidade.

faca arranjos diferentes 2

faca arranjos diferentes 3

faca arranjos diferentes 4

Use pôsteres e painéis

Fotos maiores – e com boa resolução- podem ser expostas de maneira diferenciada. Amplie-as e transforme-as em belos pôsteres ou painéis. Para isso, certifique-se de que a espaço suficiente na parede escolhida para receber a decoração.

Caso o espaço seja pequeno, busque deixar as fotografias em tamanhos proporcionais à parede e evite outros objetos de decoração no mesmo local, porque podem dar a sensação de excesso e prejudicar a exposição das fotografias e a harmonia da decoração.

Decorar com poster

decoração com posteres

poster de fundo na sala

usar poster

 

Forre toda uma parede

Você já imaginou forrar uma parede inteira com fotos?

Pode ser bastante trabalhoso, mas o resultado final é muito bonito e pode ser usado para destacar alguma parede, em substituição ao papel de parede, adesivo ou aplicação de tecido, por exemplo.

Aqui, você poderá montar a sua parede como preferir, seja com as fotografias sobrepostas, ou lado a lado. O importante é deixa-las em harmonia com o restante da decoração. Não se esqueça de imprimi-las em papel mais resistente e, se possível, envernizá-las antes de aplicar na parede – isso facilita a limpeza posterior, sem que as fotos se estraguem.

Forrar parede com fotos

parede forrada com fotos

cobrir toda a parede com fotos

 

Apoie os quadros

Se você não está a fim de furar ou mexer nas suas paredes, mas ainda assim gostaria de contar com as fotografias na sua decoração, uma dica bacana é usar apoios para os porta-retratos.

Escolha molduras bem bonitas e faça uma mistura com vários tipos de porta-retratos, depois apoie-os em prateleiras ou estantes que você já possua na sua casa. Dessa forma, manterá sua parede intacta, mas ainda irá contar com o charme das fotografias na sua decoração.

Quadros apoiados

apoie os quadros na parede

use prateleiras para apoiar quadros

Onde colocar?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os locais em que podem colocar as fotografias. Pense que as mesmas irão funcionar como um ponto de destaque, com o mesmo efeito dos papéis de parede, adesivo, tecidos ou cores mais fortes na pintura.

Por isso, o ideal é escolher um ponto só do cômodo. Os mais usados são: a parede sobre a cabeceira da cama, uma das paredes da escada, uma parede específica na sala, próximo de um aparador, uma parede no fim de um corredor, uma parede do lavabo – e onde mais a sua imaginação permitir!

como colocar 1

como colocar 2

como colocar 3

Como colocar?

Outra dúvida bem comum é em relação a disposição dos quadros e porta-retratos na parede. Apesar de existirem algumas regras para a melhor composição, o ideal é tentar sempre manter a harmonia. Dessa forma, você pode optar pelo clássico enfileirado (um em cima do outro, ou um ao lado do outro), ou brincar com composições entre porta-retratos maiores e menores formando um retângulo, quadrado ou outra figura geométrica.

onde colocar fotos na casa

locais ideais colocar foto

fotos no quarto

fotos na sala

Você viu como decorar com fotografias pode ser bem prático e diferente? Já tem o hábito de usar fotos em sua casa? O que achou das nossas dicas? Gostou? Então deixe um comentário para a gente!

Posts que você pode gostar!

Gostou desta postagem? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Facebooktwittergoogle_plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *